
Dicas de ensaio - Gestante
Compartilhe
Quando falamos em gestação temos que lembrar que estamos falando de uma nova vida sendo gerada, a mamãe está com os hormônios a mil, são tantas emoções, tanta espera, dias que estão bravas, outras querendo matar o próprio marido, aí tem horas que choram até pro vento, tudo isso é uma mescla do quanto uma mulher muda na gestação e qualquer palavra que você disser pode ser usada contra si!

Num ensaio de gestante, existe uma série de expectativa sobre aquele momento, são imensas dúvidas que vemos no decorrer dos ensaios, por exemplo = Meu marido pode tirar foto junto, meu filho pode participar das fotos, você tem look, e assim por diante. O principal é sanar todas as dúvidas antes do dia marcado, para passar segurança para a mamãe, afinal elas só querem que o dia seja memóravel, e de maneira positiva!





Uma mãe busca você esperando uma receptividade, um acolhimento, pois elas precisam se sentir acolhidas.
Sim o papai pode sim participar da sessão, na verdade ele DEVE, é um momento tão família e tão importante que eles devem participar desse momento único, seja o primeiro, segundo ou terceiro filho, é indispensável o marido nas sessões, mesmo que 99% deles não gostem de fotografar!



A tática é fazer o casal se envolver por aquele momento único e especial, menos clicks posados e mais clicks um olhando para o outro, um estar com o outro, o pai nesse momento se torna a âncora e tento mostrar isso. Que apesar dos dias dificeis de uma gestação, tudo que a mamãe mais deseja é a cumplicidade, o olho no olho, o sorriso espontâneo.
Segunda pergunta = Sim, os filhos podem participar da sessão, assim como os pais eles também são figuras indispensáveis, são os irmãos mais velhos, serão o exemplo do que está chegando, e assim colocamos que ele é um ser importante, evitando o ciúmes que pode haver no decorrer da sessão, gosto muito de conversar com o irmão, de mostrar a importância que ele terá sobre o mais novo que está chegando.


As mamães nas sessões também gostam de levar objetos que compraram ou receberam de presente, seja sapatinho ou uma camiseta de time, algo que traga a simbologia para o ensaio, e no meu ver algumas fotos que são consideradas clichês não fazem mau algum , muito pelo contrário, se bem feitas podem ser a capa de um album ou um quadro no quartinho do bebê. Teve mães que trouxeram ursinhos, bola de futebol (porque o pai gosta), sapatinhos, alguma roupinha no cabide, o nome e algumas trouxeram até o ultrassom




Os horarios dependem de como a gestante se sente, há muitas que se sentem menos inchada no periodo da manhã, outras ficam tranquilas até o final da tarde (que é a minha luz favorita), sempre vou presar pela saúde da mamãe e principalmente pelo conforto dela.

Questão de roupas também é uma eterna dúvida, sempre tenho os vestidos de gestante do estúdio, onde ofereço para as mamães, mas há aquelas que gostam de se sentir confortável com as delas, então optam por trazerem os looks de casa, os que mais gostam e o que representam o dia a dia delas, e no meu ver, tudo bem também. A sessão é delas, o momento é delas, elas que escolhem o que gostam de usar, e o que se sentem bem e confortável, sempre oriento antes algumas coisas como - cabelo, maquiagem e sapatos. Muitas vezes as mamães querem levar salto num lugar embarrado ou escorregadio, ou sobrecarregam a maquiagem, tudo é leve, assim como o momento que vivem.

Eu espero que tenham gostado e não deixem de fotografar esse momento tão maravilhoso! Por mais que se tenham mais filhos, nenhuma gestação é igual, nenhum filho é igual e todos tem personalidades distintas.
Obrigada mamães e espero vocês para registrar os melhores momentos da vida de vocês!
Com Carinho
Vandy Fotografia